Como Criar Um Canal de Sucesso no Youtube

O Youtube tem mais de um bilhão de usuários, ou seja, praticamente um terço da internet.

Marcas mundialmente conhecidas, empresas locais, micro e pequenos empresários, profissionais liberais, indivíduos que querem expressar a sua opinião. Esses são os produtores das mais de 70 milhões de horas de vídeo assistidas nesta mídia social.

Ter um canal no Youtube é uma forma de distribuir conteúdo em formato de vídeo: tutoriais, vídeo aulas, vídeos motivacionais, dicas, opiniões, entrevistas e até webséries. É uma forma de educar o público, apresentar o seu produto ou serviço, ensinar as pessoas e também se relacionar com os consumidores através do entretenimento.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre Produção de Canal de Youtube e prepare-se para ter audiência.

producao-para-youtube-ap112

Produção para Canal de Youtube

Como criar um canal de sucesso no Youtube

Assim como acontece nas outras mídias sociais, a entrada de uma marca no Youtube deve ter planejamento, dentro da estratégia de presença digital da empresa.

Começando pela estrutura do canal, alguns aspectos fundamentais devem ser observados:

Nome do canal

Um canal profissional do Youtube deve ser criado com uma conta de marca, e não com uma conta pessoal. Este é um erro muito comum.

A escolha do nome do canal deve ser bem pensada e, se possível, padronizada para uso em todas as redes sociais. O nome deve ser facilmente identificável e ou deve traduzir o objetivo do canal.

Assim que o seu canal atingir os requisitos mínimos, personalize a URL (link) dele para facilitar a sua divulgação.

Layout

O layout do canal no Youtube deve estar alinhado à identidade visual da empresa. É importante personalizar a arte nas medidas corretas e, se possível, incluir informações sobre calendário editorial na capa do canal, para estimular a sua audiência. Exemplo: Vídeos Novos todos os sábados às 21h.

Informações básicas

É preciso preencher a descrição do canal, com critérios de SEO para facilitar a indexação dele nas buscas. Também é importante deixar um e-mail para contato visível e configurar corretamente os links para o site e para os canais da empresa em outras redes sociais.

Como produzir conteúdo para o Youtube

Canais de sucesso exibem vídeos de qualidade. Isto significa captar o vídeo a partir de cenas planejadas, com produção e iluminação adequadas, garantindo a gravação do áudio com a melhor qualidade possível, entre outros cuidados.

Muitos canais pecam na produção de conteúdo de qualidade para o Youtube, com erros na produção ou na pós-produção. Por isso, procure sempre um profissional ou uma empresa focada neste serviço para lhe ajudar a não cometer erros comuns.

Mesmo com captação profissional, é necessário preparar o vídeo para publicação.  Para isso é feita a edição de vídeo, com corte e transição de cenas, tratamento de imagem para balanceamento de cor (nitidez, contraste, saturação, brilho etc.), tratamento de áudio para remoção de ruídos, inclusão de efeitos sonoros e ou trilha sonora. Também é possível tornar o vídeo diferenciado com a criação e inserção de vinheta, tela de abertura, legendas e tela de encerramento.

Como conseguir audiência no Youtube

Depois do canal criado e configurado, conteúdo produzido e pronto para ser publicado, é preciso fazer com as pessoas assistam o seu vídeo.

Para conseguir audiência é fundamental fazer a gestão do canal, publicando os vídeos corretamente, com uso de palavras-chave no título e na descrição, além de usar alguns recursos fundamentais do próprio Youtube, como a inclusão de tags e cards nos vídeos.

Todo mundo pode ter um canal no Youtube. No entanto, um canal eficiente no Youtube pede alguns cuidados.

Se você quer criar um canal próprio ou de empresa no Youtube que realmente funcione, converse com um especialista.  Não faça sozinho, economize tempo e dinheiro. Informe-se sobre o serviço Produção de Canal de Youtube e entre em contato com a gente, podemos te ajudar!